Tendo como referência a proposta apresentada no artigo anterior, “Educação a Distância como Vetor de Transformação da Consciência Digital”, foi construído um Módulo autodirigido, em modelo destinado ao ambiente EAD assíncrono, como um Recurso Educacional Aberto (REA), focado na competência informacional, ética digital no contexto das instituições.

Dessa forma, em cumprimento à atividade proposta na Unidade Curricular “Materiais e Recursos para e-Learning”, (Profª Drª Ana Nobre, Prof Dr António Teixeira e Profª Drª Maribel Pinto), segue abaixo, o Módulo “Ética Digital nas Instituições”:

Como registro do processo de construção do REA apresentado, segue o post abaixo:

Reflexões e Registros sobre o processo de Construção do REA

O presente Diário de Produção foi elaborado a partir de registros relevantes das etapas de construção do Recurso Educacional Aberto, concebido no formato de Módulo Instrucional autodirigido em ambiente EAD assíncrono, para o fomento de competência informacional relacionada à Ética Digital nas Instituições.

Por ser um tema muito abrangente, uma das preocupações iniciais foi delimitar o assunto a ser tratado sem, contudo, inibir os participantes de expressarem outros assuntos correlatos.

Considerei combinar metodologias ativas tendo como o foco principal a Aprendizagem Baseada em Problemas e relacionar os recursos de interação possíveis de serem utilizados e apropriados para o modelo de REA idealizado.

A primeira etapa da atividade, que previa a criação de uma proposta preliminar como processo preparatório para a construção do REA, foi fundamental para estruturar a sua criação. A partir dessa proposta inicial, publicada no post “Educação a Distância como Vetor de Transformação da Consciência Digital”, ficou mais fácil construir uma matriz inicial, onde considerei as variáveis mais relevantes para dar consistência didática ao REA:

Público alvo

Considerei estabelecer como público alvo os Servidores Civis da União (Governo Federal do Brasil).

Objetivos

Foram delineados como competências a serem desenvolvidas, pensando em uma perspectiva de aprendizagem continuada

Metodologia

A escolha por metodologias ativas como a aprendizagem baseada em problemas foi fundamentada pela necessidade de conferir dinâmica e abordagem diferenciadas ao Módulo, tendo em vista o seu caráter autodirigido, o quê exigiu maior atenção na preparação dos conteúdos, quanto a clareza e a objetividade.

Escolha do Problema a ser estudado

Nesse ponto, observou-se a necessidade de trazer um problema relevante para o âmbito da Instituição no que concerne a gestão de riscos reputacionais no âmbito da Gestão Pública. A escolha foi baseada em pesquisas sobre ocorrências de incidentes reputacionais mais frequentes em ambientes de trabalho.

Conteúdos Teóricos

Foram pesquisadas fontes e referências de conteúdos multidisciplinares afetos ao tema abordado, a fim de fornecer informação fundamentada como suporte teórico à análise do problema proposto. Em razão do caráter multidisciplinar da proposta, esse aspecto foi uma das etapas que mais exigiu concentração de esforços e atenção para articular os assuntos de forma coerente, respeitando uma sequência didaticamente acessível para o público alvo estabelecido.

Nesse aspecto, optei por criar um REA secundário, para a abordagem do Conteúdo Teórico , estabelecendo a mesma linguagem, recursos e licenciamento observados no REA principal.

Referências

Quando alertada sobre a necessidade de robustecer as referências teóricas, ainda na fase de avaliação da proposta de criação do REA, estava tentando buscar uma linha de referenciais teóricos que me permitisse mais flexibilidade na construção do artecfato, onde me deparei com a necessidade de pesquisar outras fontes além daquelas que já eram de meu conhecimento. Entre as referências pesquisadas, destaco:

Recursos de Interação

Sendo um curso autodirigido, em ambiente assíncrono, pensou-se na adoção de recursos interativos que pudessem contribuir para criar uma dinâmica mais ativa para a aprendizagem proposta:

  • BLOCO DE NOTAS: A ideia de disponibilizar o recurso do Bloco de Notas (Google Docs) possibilita verificar os registros dos alunos, na sequência em que vão se familiarizando com o conteúdo, bem como oferece ao aluno uma ferramenta para organizar as ideias e conclusões sobre o conteúdo estudado.
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O uso da AI , com a utilização do AVATAR humanizado, foi uma tentativa de trazer um elemento interativo mais pontual nos momentos de maior necessidade de intervenção.
  • FÓRUNS DE DISCUSSÃO: Os Fóruns foram implementados no sentido de oportunizar a troca de experiências, opiniões e perspectivas sobre o problema entre os próprios servidores civis.

Recursos de Apoio, Suporte e Feedback

  • O CHAT com os Especialistas, foi pensado para oportunizar momentos de esclarecimento de dúvidas mais pontuais.
  • FONTES COMPLEMENTARES: A disponibilização de outras fontes complementares ao conteúdo originário do módulo, tem a intenção de oferecer o aluno a oportunidade de ampliar o assunto, caso seja do seu interesse.

Recursos de Avaliação

Como recurso de avaliação foram escolhidos dois métodos combinados (qualitativo e quantitativo):

  •  QUESTÃO ABERTA (Google Docs): de caráter qualitativo, foi construída para oportunizar ao aluno o registro das suas sugestões de soluções/medidas preventivas para o problema abordado.
  • QUESTIONÁRIO (Google Formulários), de caráter fechado e quantitativo, que objetiva verificar pontualmente algumas questões envolvendo a checagem de conhecimento das normas, bem como o discernimento entre situações análogas a situação problema estudada.

Design Instrucional

Feito isso, ficou mais fácil construir o design instrucional, já que os elementos principais já haviam sido definidos.

No entanto, hiperligação entre os conteúdos, e materiais selecionados e elaborados para compor o Módulo, foi o maior desafio, dada a característica do REA, pensado em sua proposta original para ser um módulo integrante de um programa mais amplo, mas que deveria ser independente em termos de acesso e operabilidade.

Em razão do grande número de hiperligações e de associação de conteúdos, a atenção dedicada a sequência e a harmonização dos elementos gráficos, precisou ser reforçada no intuito de favorecer uma navegação mais intuitiva por parte do usuário.

Licenciamento do REA

Por fim, a escolha do tipo de licenciamento para o REA, revelou-se como um exercício de desprendimento entre o “Autor” e a “Obra”, ratificando o pensamento de que o conhecimento só é valido quando é compartilhado e aberto a novas possibilidade.

Nesse sentido, conhecer o procedimento e as variáveis consideradas para licenciar uma obra, foi um aprendizado muito interessante para futuras produções.

Necessidade de pesquisas novas ferramentas

Durante a elaboração do módulo, foi necessário realizar pesquisas sobre ferramentas alternativas para o incremento do design instrucional e dinâmica do módulo. O que demandou redirecionamento de estratégias e conceitos de abordagem, como foi o caso do uso do recurso de Inteligência Artificial (Vidnoz AI) e dos procedimentos de hiperligação entre recursos, pois tive que criar um REA adicional como módulo secundário de suporte teórico, igualmente estruturado como o REA principal.

Conciderações Finais

Ao final do processo de criação do REA, foi gratificante ver o resultado alcançado não só pela satisfação da missão cumprida, mas por todo o aprendizado oportunizado pela experiência vivenciada.

Deixo aqui o meu agradecimento à equipe de docentes que conduziu as orientações para a presente atividade, bem como a todos os colegas que igualmente, compartilhão suas experiências.

Deixe um comentário

Sobre

Bem-vindo à

Jornada e-Learning

(Por Andréa Veiga)

Serei sua anfitriã neste percurso!

Os artigos e conteúdos postados aqui são dedicados a compartilhar as experiências, estudos e demandas acadêmicas durante o Curso de Mestrado em Pedagogia do e-Learning, no qual sigo como aluna.

Nesse espaço, eu convido você a fazer parte dessa jornada de aprendizagem e descobertas no campo da educação e-Learning e suas áreas correlatas.

Convicta de que a aprendizagem é um processo em constante evolução, permaneço tal qual um aprendiz: ávido pelo saber e consciente que sempre haverá algo a descobrir e a aprender!

Dessa forma, deixo com você meu pensamento de todo dia… Principalmente, para a vida acadêmica, inspirado na filosofia educadora de Paulo Freire:

“O conhecimento esvazia-se em si mesmo quando não é compartilhado”

Então? Vamos aprender juntos?

Espero por você!

Comente, compartilhe ou deixe o seu like!

Let’s connect

Unidades Curriculares