Os Recursos Educacionais Abertos (REA) têm se destacado como uma ferramenta diferenciada na implementação de práticas educativas inovadoras, proporcionando acesso livre e colaborativo, além de materiais didáticos de qualidade. Esses recursos incluem uma gama de materiais, como textos, vídeos, exercícios interativos e planos de aula, que podem ser usados e adaptados para atender às necessidades específicas de diferentes contextos educacionais (Yuan et al., 2008).
Ao adotar REA, educadores de diversas especialidades têm a oportunidade de enriquecer suas práticas pedagógicas, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e diversificado.
Dessa forma, como resultado da proposta de atividade acadêmica da Unidade Curricular “Materiais e Recursos para e-Learning”, será compartilhado a seguir o processo de utilização de 02 (dois) REA, com a descrição dos critérios de escolha segundo os objetivos educacionais previstos em planejamento detalhado de ensino.
1º REA – Vídeo “Cybersecurity and Crime”
Repositório: Khan Academy – Link de acesso: https://youtu.be/5k24We8pED8

I ) Proposta de Atividade com a Utilização do REA selecionado:
Objetivo/público-alvo: A atividade proposta tem como finalidade introduzir o tema “Segurança das Informações Digitais” para um público-alvo composto por profissionais de diversas áreas de conhecimento que atuam em instituições governamentais que passaram a ter acesso a sistema integrado de informações sensíveis.
Técnica de Ensino: Estímulo inicial/Disparador Pedagógico (Zabalza, 2004; Paul & Elder, 2006). Usada para estimular o interesse e provocar reflexões iniciais que conduzam a discussões, debates ou exploração do tema.
Recomendação: Baseando-se nos preceitos da “Aprendizagem Ativa” (Bonwell & Eison, 1991) essa técnica de ensino é recomendada para desenvolver o pensamento crítico, ativar conhecimentos prévios e promover maior engajamento.
Esta atividade será conduzida como uma aula, parte integrante de um curso de Conduta Digital, na modalidade EAD.
II) Critérios de Escolha do REA:
- Aderência ao Tema a ser trabalhado: O vídeo apresenta conteúdo com 100% de aderência ao tema proposto.
- Adequação ao Público Alvo: o vídeo oferece material inteligível para o público-alvo a que se destina, considerando o nível básico de conhecimento em segurança das informações do perfil dos profissionais participantes.
- Recurso de Transcrição: mesmo que o público alvo tenha como pré-requisito o domínio do idioma inglês, a disponibilidade do recurso da transcrição é um fator positivo e não limitante para a utilização do vídeo como recurso didático.
- Estrutura e Design de Apresentação: a gradação das informações apresentadas no vídeo observam uma sequência concatenada de modo a favorecer a compreensão do conteúdo.
- Fácil contextualização: O contexto em que o assunto/tema é abordado pode ser facilmente adaptado as várias realidades em que se aplicam os mesmos conceitos apresentados.
III) Adaptações:
Não Foram necessárias adaptações. O Conteúdo possui informações atualizadas e válidas para o propósito a que se destina.
IV) Planejamento da Atividade:
- Tempo previsto para a atividade: 2 horas (Aula teórica e Workshop)
- Disponibilizar o vídeo, em momento inicial de aula síncrona, podendo haver intervenções do docente para perguntas ou levantamentos de questões que mereçam algum esclarecimento.
- Pedir aos alunos que exponham outros exemplos de infrações digitais que poderiam ser enquadradas como crimes, considerando a prática profissional de cada um.
- Conduzir o debate acerca das considerações dos aspectos mais críticos das causas e consequências dos crimes cibernéticos para as instituições.
- Workshop: Elaboração de um modelo de Matriz/Design com tópicos essenciais para a construção posterior de uma Cartilha de “Segurança Digital”. (Ferramentas utilizadas: Power Point e Canvas – Material previamente selecionado para montagem coletiva durante a aula).
- Proposta de atividade final para entrega posterior: Elaboração conjunta de uma Cartilha de “Segurança Digital” utilizando o modelo de matriz construído durante a aula, tendo como tópicos principais a identificação de crimes digitais e medidas de prevenção.
- Prazo de elaboração: 2 semanas.
- Critérios de Avaliação: Pertinência de conteúdo em relação ao que foi discutido. Identificação clara dos crimes digitais abordados. Correta utilização da Matriz/Design elaborada durante o Workshop .
2º REA – Livro Digital “Ética Empresarial”
Repositório: OpenStax – Assunto: Direito Empresarial e Ética
Link de acesso: https://openstax.org/books/business-ethics/pages/1-introduction

I ) Proposta de Atividade com a Utilização do REA selecionado:
Objetivo/Público-alvo: A atividade proposta prevê a utilização do REA selecionado (Livro Digital), especificamente o Capítulo I – Porque a ética é importante? para apresentar o tema “Ética”, de forma genérica, por meio de estudo de caso, em aula destinada a profissionais de várias nacionalidades envolvidos em programas e missões de paz da ONU (civis e militares). Essa atividade tem o objetivo orientar os alunos na discussão e identificação dos aspectos éticos que devem ser observados em contextos institucionais e sociais, bem como promover a construção de um conceito de ética próprio e aplicável ao perfil esperado dos agentes credenciados à Instituição, para trabalho assistencial junto a populações em situação de vulnerabilidade.
Técnica de Ensino: Estudo de Caso (Kim, & Mauborgne, 1997). Utilizados para introduzir casos reais e fomentar discussões aprofundadas.
Recomendação: Baseando-se nos preceitos da “Aprendizagem Ativa” (Bonwell & Eison, 1991) essa técnica de ensino é recomendada para engajar alunos em discussões sobre temas organizacionais e sociais.
Esta atividade será proposta como uma aula, parte integrante do estágio de preparação para missões de Paz, em sua fase teórica, na modalidade EAD.
II) Critérios de Escolha do REA:
- Abordagem do tema: embora o livro seja destinado à ética no contexto dos negócios, a abordagem adotada apresenta uma definição ampla e fundamentada do conceito de ética que pode ser adaptada em vários contextos.
- Público Alvo: o vídeo oferece material inteligível para o público-alvo a que se destina, considerando a formação e origem dos profissionais participantes.
- Linguagem utilizada: a fim de atender os critérios de instrução baseada prioritariamente no idioma inglês, o referido REA cumpre a missão de trazer um conteúdo de qualidade e compreensível para o público alvo pretendido.
- Fácil reprodução: a opção de acesso ao REA por meio remoto ou impresso viabiliza o acesso ao material mesmo sem a disponibilidade de conexão em rede, condição recorrente quando se trata de profissionais que podem estar em áreas inóspitas.
- Fácil contextualização: O contexto em que o assunto/tema é abordado pode ser facilmente adaptado as várias realidades inclusive na adaptação de estudos de casos, sugerido pelo no conteúdo do próprio REA.
III) Adaptações:
Não Foram necessárias adaptações. Foram verificadas as erratas/correções realizadas no material até 2024, sendo satisfatória a avaliação do conteúdo para a atividade planejada para o capítulo referenciado do REA.
IV) Planejamento da Atividade:
- Disponibilizar o link de acesso ao REA.
- Fornecer um prazo para a leitura do material (1 semana).
- Solicitar o registro em fórum assíncrono das observações e comentários sobre a leitura com a obrigatoriedade de indicação de pelo menos duas implicações éticas que podem afetar o trabalho de campo dos agentes credenciados da ONU quando empregados em missões de Paz.
- Relacionar questões éticas afetas aos trabalhos desenvolvidos no contexto das missões de Paz da ONU, indicadas pelos alunos.
- Proposta de atividade para entrega posterior: solicitar aos alunos estabeleçam uma conexão entre as questões éticas por eles relacionadas com situações reais, construindo individualmente, um estudo de caso e sua respectiva conclusão com sugestão de solução fundamentada a partir do REA disponibilizado.
- Prazo de realização da tarefa: 1 semana
- Critérios de Avaliação: Coerência e pertinência de conteúdo do estudo de caso. Contextualização do estudo de caso em relação ao tema abordado. Especificação clara das implicações éticas no contexto institucional.
Referências:
Bonwell, C. C., & Eison, J. A. (1991). Active learning: Creating excitement in the classroom. ASHE-ERIC Higher Education Report No. 1. The George Washington University, School of Education and Human Development.
Kim, W. C., & Mauborgne, R. (1997). Fair Process: Managing in the Knowledge Economy. Harvard Business Review, 75(4), 65-75.
Paul, R., & Elder, L. (2006). Critical Thinking: Tools for Taking Charge of Your Learning and Your Life.
Yuan, Li; Macneill, Sheila; & Kraan, Wilbert (2008). Open Educational Resources – Opportunities and Challenges for Higher Education.[http://wiki.cetis.ac.uk/images/0/0b/OER_Briefing_Paper.pdf]
Zabalza, M. A. (2004). Didáctica Universitaria: El escenario y sus protagonistas. Narcea.



Deixe um comentário